Governo convoca reunião com o MD para “bate-papo”

12/05/2015

Após a deflagração da greve, o governo convocou o Movimento Docente para uma reunião para última na segunda (11), (Veja aqui) o que gerou na direção do movimento e nos professores uma expectativa no atendimento da pauta de reivindicação. Logo no início do encontro, o secretário das Relações Institucionais causou indignação aos professores ao informar que aquela reunião, convocada na última sexta-feira (8), se tratava apenas de um “bate-papo”. Além disso, o total desconhecimento da realidade das universidades estaduais denuncia o descaso do governo petista com as quatro instituições.

Após a fala inicial do secretário e dos outros representantes do governo, os coordenadores das ADs ressaltaram que não estavam ali para um bate-papo, mas na expectativa de que o governo apresentasse alguma proposta sobre a pauta de reivindicações, pois a categoria, cansada de enrolação, deflagrou greve nas quatro estaduais para pressioná-lo a recuar e negociar, efetivamente, a pauta do movimento docente. (Leia nota do Fórum das ADs sobre a reunião convocada pelo governo)

Questionado sobre a revogação da 7176/97, o governo disse que iria fazer um estudo jurídico. Em relação aos direitos trabalhistas, foi informado, mais uma vez, que todas as solicitações de promoção, progressão e mudança de regime de trabalho que estavam na Secretaria da Administração (Saeb) foram liberados. Em se tratando da reivindicação de 7% da RLI para as Ueba, da ampliação do quadro docente e do aumento nos incentivos do Estatuto do Magistério Superior, o governo informou que não havia orçamento para atendimento das demandas. Também foi dito que ou as partes resolviam a situação com o que já estava posto, ou nada mais poderia ser feito. É bom lembrar que em reunião com o Movimento Docente, em 2013, o governo disse não ter “um centavo a mais” para as universidades.

Após pressão do Movimento Docente, no entanto, o governo se comprometeu a apresentar uma proposta na reunião que acontecerá na próxima terça (19).

Ato Público dia 19

Diante da fala evasiva do governo e da demonstração de desrespeito ao movimento docente, a diretoria ressalta a importância de todos estarem presentes no ato público que acontecerá durante a reunião com o governo, em Salvador, no próximo dia 19. As ADs garantirão o transporte para deslocamento dos manifestantes. Em Feira de Santana, os interessados em participar devem procurar a secretaria da Adufs até a próxima sexta-feira (15). Também serão convocadas assembleias entre 20 e 22 de maio com o objetivo de avaliar a resposta do governo e de definir as próximas ações.

A Adufs tem fortalecido a luta unificada por 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) e prestado solidariedade à manifestação das demais categorias. Segunda (10) esteve no Conselho de Entidades de Base estudantil para passar os informes sobre a greve. Nesta terça (12) participou da mobilização organizada pelo Sintest por aumento de verbas e valorização da carreira. Quarta-feira (13) marcará presença na panfletagem feita pelos estudantes em frente ao Paço Municipal e, nesta terça (12) e quinta (14), irá nas assembleias dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba), que estão em greve.  

Leia Também